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segunda-feira, 15 de novembro de 2010

NOMES E ATRIBUTOS AOS EXUS

Exù - Nomes e Atributos

EXU YANGI
O primeiro da criação, a laterita vermelha

EXU AGBA
Aquele que é o ancestral

EXU IGBA KETA
O dono da cabaça, o Igba Odu

EXU OKOTO
O dono da evolução, o caracol.

EXU OBASIN
O pai de todos os Esu

EXU ODARA
O Esu da felicidade

EXU OJISE EBO
O Esu que leva as mensagens ao Orisa

EXU ELERU
O Esu que leva o carrego dos iniciados

EXU ENUGBARIJO
O Esu que trás a prosperidade

EXU ELEGBARA
O Esu que detém o poder da transmutação

EXU BARA
O Esu dono do movimento do corpo humano

EXU OLONAN
O dono de todos os caminhos

EXU OLOBÉ
O dono da faca ritual

EXU ELEBÓ
O Esu que recebe as oferendas

EXU ODUSO
O Esu que vigia os oráculos

EXU ELEPO
O Esu do azeite de dendê

EXU INA
O Exu do fogo (saudado no Ipade)

Destaque das funções desses Exu ancestrais nos rituais
Exu Yangi: É o princípio de tudo, a própria memória de Olodunmarê, seu criador.

Exu Agba ou Exu Agbo: É o nome que mostra sua ancianidade; ele é o mais velho e, por conseqüência, o pai que é retratado no mito em que Orunmila o persegue através dos nove Orun.

Exu igba keta: É o terceiro aspecto mais importante de Exu que está ligado ao número três, a terceira cabaça onde ele é representado pela figura de barro junto aos elementos da criação.

Exu ikorita meta: É ligado ao encontro dos caminhos ou a encruzilhada; o encontro de três ruas ( Y ).

Exu Okoto: É o representado pelo caracol agulha, mostra a evolução de tudo que existe sobre a terra, e está ligado ao Orisa Aje Saluga, o antigo Orixa da riqueza dos Yoruba.

Exu Obasin: É por este nome é conhecido e cultuado em Ile Ifé.

Exu Odara: É o que, se satisfeito através do sacrificio, traz a felicidade ao sacrificante.

Exu Ojisé ébó: É ele que observa todos os sacrifícios rituais e recomenda sua aceitação, levando as súplicas a Olodunmarê.

Exu Eleru: É o que leva os carregos dos iniciados (Erupin).

Exu Enugbarijo: É o que devolve a todos o sacrifício em forma de benefícios.

Exu Elegbara: É o todo poderoso que transforma o mal em bem, cujo poder reside na transformação das coisas.

Exu Bara: É um dos mais importantes aspectos de Exu, pois ele é o Exu do movimento do corpo humano, infundido no corpo pré-humano, ainda no Orun por Obatala, sendo "assentado" no momento da iniciação, junto com o Ori e o Orixa individual.

Exu Lonã: É o senhor de todos os caminhos do mundo.

Exu Olobé: É dono do obé (faca), tem que reverenciado ao começar todos os sacrifícios, onde a faca é necessária.

Exu Élébó: É o carregador de todos os Ébo.

Exu Odusô ou Olodu: É ele que tem seu rosto retratado no Opon Ifa, e vigia o Babalawo para que este não minta; é o que vigia os oráculos (Opélé-Ikin-Erindilogun).

Exu Elepo: É ele que recebe o sacrifício do azeite de dendê.

Exu Inã: É um dos aspectos mais importantes deste Exu primordial, é presidir o Ipade, sendo o dono do fogo. É a Exu Inã que os Babalorisa/Iyalorisa se dirigem no começo do Ipade, uma das mais importantes cerimônias do ritual afro-descendente religioso:

E Inã mojuba
Inã Inã Mojuba Aiye
Inã mojuba
Inã Inã Mojuba Aiye

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