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quinta-feira, 16 de julho de 2009

Ensinamentos na Angola

TUDO SOBRE O CANDOMBLÉ VITOR DE UMBARÁ É OMOJUBÁ MOTUMBÁ MEU PAI

Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...




Cada nação tem seu fundamento , seu encatamento , seu ensinamento , segue abaixo alguns da nação angola. Saliento que não estam aqui revelando segredos, pois cada orixá , tem seu misterio , seu segredo de quarto de santo. Aqui só estamos mostrando um pouco mais da cultura dos Bantos.

Quando em casa de Angola acontecem barraventos estranhos, para desmanchar feitiço, quina o coentro, lava o ferro de Kitembu e borrifa o (barracão).
Dá comida a Oxum na folha de Xibatá.
Roda de Xangô é um ritual de ketu, do Axé Opo Afonjá, só participam pessoas com mais de 7 anos, com obrigação feita.
Mulher só usa adja. Xeré é para homem.
Em casa de Xangô só segura o xeré o dono da casa ou o pai de santo dele.
Oripepê só se usa a folha para Oxum. A flor é de Exu -
Balainho – flor de Nanã, folha de Obaluaiê
Trapoeraba azul serve para problemas menstruais e excesso de secreção
Filha de Oxum deve no dia do casamento tomar banho com folha de monsenhor amarelo
Homem depois dos 40 deve tomar amor do campo, bloqueia a próstata, para não crescer e dar câncer
Na melancia usam-se as folhas e as sementes
assa peixe cura asma que não seja crônica, como a de criancinhas.
Akokô macho tem a folha mais redonda, fêmea tem a folha comprida
Akokô pega de galho. Descasca o galho com canivete, deixa a rebarba, coloca sementes de milho ou alpiste num algodão com água, amarra ali com um plástico. Ele enraíza
Existem diversos tipos de beldroega, chamados às vezes de 11 horas. Onze horas é uma plantinha de folha comprida, só. As beldroegas têm a folha redondinha, e flores de cores diversas.
Cambuí é folha de fundamento de Kaiangu, usada também para confirmar Ogã

ASSUNTOS GERAIS – DICAS

ngudia – comer – ajeun
Bantu – no Rio de Janeiro. Não teve desembarque na Bahia. Foram os primeiros a chegar ao Brasil, em 1675. Todas as palavras africanas que influenciam a língua portuguêsa são bantu.
DIKELENGO – garganta – origem da palavra KELÊ
No sul da África quase tudo é Angola.
Kimbundo mais 274 dialetos
Os negros bantu sabiam cultivar, plantar.
NSABAS ZAMBIRI = ervas sagradas = ewe orixá
Sempre se forra a vasilha em que se oferece comida com folhas de mamona BRANCA, (mamona roxa serve para Exu), colônia, bananeira.
Quando se oferece frutas para Exu deixa-se sempre os caroços. Para Orixá tira-se os caroços.
Não se pode descascar o cará para Ogun com ferro nem aço. Só metal. Não se usa faca. Pode descascar com colher ou com uma moeda.
Quando o filho faz 7 anos leva seu santo, e aí a casa pode ter outro filho feito daquele santo. Os que vêm de fora já feitos, tudo bem. O Bará só pode ter o da casa. Dos filhos coloca-se apenas o otá, e quando ele abrir a sua casa o zelador leva o otá e assenta o Bará.
Tata Kisaba (ogã de folhas) é recolhido na esteira forrada com 16 qualidades de folha. A faca (pokó) das nsabas é recolhida junto, faz as mesmas obrigações, durante 21 dias.
Tata pokó = axogun – deve receber curas nas mãos.
KATTA = AXÉ
KATENDEOSONYIN
Só homem pode colher as folhas.
Cada folha é tirada de um jeito. Folhas quentes demais têm que ser arrancadas.
Há horários específicos para se colher as folhas.
ex.: Pelegun – rajado = Logun, Orunmilá.
verde : ao amanhecer é frio (Oxossi, Oxalá)
às 12h é quente (Oya, Exu, Ogun)
no fim da tarde para Egungun, sacudimentos, etc.
pelegun usado nas saídas de Iyawo, na mão do iyawo, deve ser colhido ao amanhecer.
OGBÓ, MOBÓ, OBI, AKOKO, MULUNGU, LOKO = ao serem colhidas as folhas devem descansar ao pé da árvore antes de ir para a roça. Coloca-se num cesto, respinga-se água e cobre-se de branco. Deixa de um dia para o outro.
akoko não deve ser colocado no bolso ou bolsa, porque não deve deixar esfarelar.
Romã – folha de Oyá para decoração, não para banho.
Para Xangô Airá tira-se todos os carocinhos do quiabo.
Toda a comida de Xangô deve ser forrada com acaçá, mingau de farinha ou canjica.
Xangô Baru – leva farinha de mesa
Xangô ligado a Oxalá – leva acaçá
tat’etu – nosso + pai
Kav’ungo = pai da Terra
Forrar vasilhas para os orixás = mamona, colônia, bananeira (BANANA D’ÁGUA NÃO SERVE).
Toda pessoa canhota não deve cortar para orixá. É excelente para cortar para Exu.
Tem que identificar a positividade e positivar a mão. (Yin – Yang)
Ao abençoar alguém sempre coloca a mão direita, mesmo sendo canhoto.
Acaçá e canjica servem de Exu a Oxalá.
Para o milho cozinhar bem, colocar pedacinhos de mamão verde.
Iyaba coloca a mão do lado esquerdo, aboró do lado direito
Oxumarê: HANGOLÔ – (SAUDAÇÃO: HANGOLOMENHA = SENHOR SERPENTE DAS ÁGUAS)
Não existe HANGORÔ porque R só se encontra com I, não com A, E, O, U
Os ovos nas comidas são sempre colocados de bico para cima.
Existem 3 tipos de omolokun:
Para KAIALA (Yemojá) – feijão inteiro, por cima um peixe cioba ou olho de cão.
Para KAIANGU (Oyá) – Feijão inteiro, 9 ou 11 ovos em cima.
Para DANDA (Oxum) – Feijão socado, 5 ovos em cima, ou 8, ou 16, dependendo do enredo.
geral:
Comida de santo não leva sal. Faz-se a comida e quando é para oferecer para o povo, coloca-se sal.
verdadeiro azeite para o santo é o óleo de caroço de algodão. Como é difícil de encontrar coloca-se azeite doce.
Toda a comida de santo pode levar tempero a gosto, de cordo com o santo: dandá ralado, noz moscada, louro, canela, gengibre, etc.
Oxossi (Ngunsu) e Oyá (Kaiangu) aceitam espiga de milho.
abará (receita de Kaiangu) também serve para Obá e Xangô.
Comidas como Ipeté e Acarajé só se faz em dia de festa. No dia-a-dia existem diversas comidas, como as que apresentamos aqui.
Ao fazer o acarajé para Kaiangu, fazer 7 acarajés pequenos para entregar aos pés do santo.

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