Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...
Eledá é um dos três elementos constituintes da alma humana, conhecido como o “Guardião Ancestral” segundo a tradição iorubá, junto com o emi e o ojiji; reverenciado no ritual do Ebori, Bori, Ori (Yoruba).
Ebori (Bori)
Ebori ou Bori é um ritual das religiões tradicionais africanas e diáspora africana como culto de Ifá, Candomblé e outras, que harmoniza e diminui a ansiedade, o medo, a dor e a tristeza trazendo a esperança, alegria e a harmonia. É através do jogo de Búzios que o babalorixá recebe as instruções para realizar este ato ritualístico. Desta forma, o Bori é uma das oferendas mais importantes que visa o bem estar individual no Candomblé. O Ritual de Bori é muito sério, complexo e profundo. Ori (Yoruba) significa, literalmente, cabeça e é, misticamente, o primeiro Orixá a ser cultuado. Seu objetivo é o de alimentar o Ori Eledá, seja qual for o sexo, raça, profissão, idade, nível social da pessoa.
Omin e Obi, por exemplo, são elementos indispensáveis no Bori. Omi, a água, representa paz, abundância e fertilidade enquanto o Obi é usado para aplacar a fúria das adversidades, alimentar e agradar as divindades.Ver também Ori (Yoruba)
Nenhum comentário:
Postar um comentário