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terça-feira, 20 de outubro de 2009

OGUM XOROKÊ

TUDO SOBRE O CANDOMBLÉ VITOR DE UMBARÁ É OMOJUBÁ MOTUMBÁ MEU PAI

Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...



XOROKÊ




UMA REFLECÇÃO

TUDO SOBRE O CANDOMBLÉ VITOR DE UMBARÁ É OMOJUBÁ MOTUMBÁ MEU PAI

Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...


O CANDOMBLÉ TEM SUAS NORMAS, REGRAS, SEUS RITUAIS QUE DEVEM SER SEGUIDOS NO PÉ DA LETRA.
O IMPORTANTE É SER FIEL AO SEU ORIXÁ, SEJA ELE QUAL FOR.
RESPEITANDO OS OUTROS ORIXÁS TAMBÁM.
ISSO PODE PARECER UMA SIMPLES COISA, PODEM NEM ACREDITAR NELES MAIS ELES EXISTEM, E ESTÃO EM TODAS AS PARTES, LIGADOS A CADA COISA DA NATUREZA.
CUIDAR DA NATUREZA É CUIDAR DOS ORIXÁS.
QUANDO SE FAZ O SANTO, RASPA PRO SANTO VOCÊ ESTA DISPOSTO A CUIDAR E ZELAR POR ELE.
SOU FELIZ POIS SOU DE UMBARÁ...
NENCA REVELO A MINHA DIGINA E NEM CONTO O MEU ORIXÁ. POIS ELE ESTA GUARDADO DENTRO DE MIM.
ASSIM EU VOU VIVENDO A CADA DIA, UM DE CADA VEZ.

AXÉ AOS CANTOIS, AOS ORIXÁS, AOS IRMÃOS DE SANTO......

NÃO PERCAM O FILME BESSOURO

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terça-feira, 25 de agosto de 2009

OLORUN

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Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...

Na Mitologia Yoruba, e no Culto de Ifá é chamado Olódùmarè ou Olorun, nas religiões afro-brasileiras é chamado de Olorum, é o Dono do Orun céu e Criador do Orun e do Aiye, o céu e a terra. É associado fortemente com a cor branca, e controla tudo. É o Deus Pai Criador de tudo e de todos. Embora reconhecido e louvado como Único e Soberano, não existe templo individual para Ele. De acordo com um dos mitos da criação yoruba, ele delegou os poderes de criação do Aiye para seu primeiro e mais velho filho Orisanla ou Obatalá
KOSI OBA KAN AFI OLORUN
Não há outro senhor senão
Deus

OKÔ

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Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...














O Orixá Okô é o orixá da agricultura. Chibata de couro, cajado de madeira. Toca uma flauta de osso. Veste branco.
Divindade da agricultura, ligado a colheita dos
inhames novos e a fertilidade da terra. Orixá Nagô, pouco conhecido no Brasil. Na época em que os escravos aqui chegaram, não deram muita importância a este Òrìxá, considerando como Orixá da agricultura, em seu lugar, Òfún, e dos grãos a Obaluaiyê.
Quando manifesta-se leva um cajado de madeira que revela sua relação com as
árvores, traz uma flauta de osso que lembra sua relação com a sexualidade e a fertilidade, é confundido com Oxalá, pois veste-se de branco. Seu Òpásórò (cajado), no Brasil, é confeccionado em madeira. Sendo um Orixá raro, tem poucas qualidades conhecidas. É um Orixá rico.

ORUM

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Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...

O.rum masculino
(Candomblé)
mundo dos espíritos (em contraposição ao Universo físico, o Aiê) é habitado por irumalês, orixás, egunguns e ará-oruns.

Ver Também

Iorubá: örun

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

PAJELANÇA

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Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...

Pajelança indígena

Pajelança (do tupi pajé, curador, sacerdote, xamã) é um termo genérico aplicado às diversas manifestações do xamanismo dos povos indígenas Brasileiros. Refere-se aos rituais nos quais um especialista entra em contato com entidades não-humanas (espíritos de mortos, de animais etc.) com o fim de resolver problemas que acometem pessoas ou coletividades.

Pajelança cabocla

A pajelança cabocla (também chamada de cura, linha de pena e maracá, linha de sacaca e diversos outros nomes) é uma manifestação religiosa não-indígena, difundida pela Amazônia e parte do Nordeste do Brasil (Maranhão e Piauí). Combina elementos do catolicismo popular, das culturas indígenas, do Tambor de Mina e da Encantaria, da medicina rústica e de outros componentes da cultura e da religiosidade popular. Caracteriza-se, entre outros aspectos, pela ênfase no tratamento de doenças e aflições, por um transe de possessão característico, com “passagem” de diversas entidades espirituais em uma mesma sessão, e pela presença de certas práticas como o uso de tabaco e outras substâncias para defumação. Esses elementos associam a pajelança cabocla a outras manifestações religiosas populares encontradas no Norte e no Nordeste brasileiros, como o Catimbó/Jurema, o Toré e o Candomblé de Caboclo.