OKOLONFÉ AQUELES QUE VEM AO BLOG VITOR DE UMBARÁ

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG



segunda-feira, 11 de maio de 2009

PRATOS DOS ORIXÁS. ( OFERENDAS )

TUDO SOBRE O CANDOMBLÉ VITOR DE UMBARÁ É OMOJUBÁ MOTUMBÁ MEU PAI
Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...








Um prato enfeitado pro santo....




RECEITAS



Acarajé



Comida Preferida de Yansã
PREPARO: 1 hora e 40 minutosFritura: 30 minutosRendimento: 25 acarajés
INGREDIENTES- 500g de feijão fradinho- 3 cebolas médias raladas- 1 colher (sopa) de sal- 1 garrafa de azeite-de-dendê
MOLHO- 500g de camarão seco torrado e moído- 2 pimentas malaguetas- 1 cebola ralada- 1 colher (sopa) de coentro fresco bem batido- 2 xícaras (chá) de azeite-de-dendê
PREPARO1. De véspera, deixe o feijão de molho em água fria.Retire o olhinho preto e o resto da pele e triture-o.2. Tempere com a cebola ralada e o sal. Bata muitobem, com uma colher de pau, até obter um creme deboa consistência.3. Misture bem todos os ingredientes do molho e leveao fogo baixo, deixando por cerca de 10 minutos.Cuidado para não deixar o azeite-de-dendê queimar.4. Frite a massa às colheradas, no azeite-de-dendêbem quente, deixando dourar os dois lados. Em seguida,sirva quente, abrindo os acarajés com uma faca erecheando-os com o molho



FAROFA DE FEIJÃO
Comida do Guerreiro Ogum
Cozinha-se o feijão com água e sal, tendo o cuidado de mexer, para conservar os caroços inteiros. Escorre-se na peneira. Numa frigideira derrete-se o toucinho, com rodelas de cebola. Quando a cebola estiver tostando joga-se a farinha de mandioca para torrar e por ultimo o feijão, misturando tudo. Pode-se colocar pimenta com moderação.



MANJAR BRANCO
INGREDIENTES 1 lata de leite condensado1 lata de leite de coco2 latas de leite de vaca 3 colheres de sopa de maizena
PREPARO Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até ver o fundo da panela. Forme um mingau firme. Despeje num prato pirex, molhado e faça uma calda de ameixas e coloque por cima do manjar. Sirva gelado.



FAROFA DE CARNE SECA
Comida Preferida do baianos e/ou boiadeiro
INGREDIENTES 350 g de carne secaAzeite de dendê1 cebola grande, picada1 dente de alho esmagado2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada (300 g)1 maço pequeno de coentro picado2 pimentas vermelhas picadas
PREPARO Deixe a carne seca de molho por uma noite Troque a água e afervente-a por 40 minutos em panela de pressãoDeixe esfriar e desfie a carneNuma panela de tamanho médio, aqueça o azeite-de-dendê e doure a cebolaAcrescente o alho e a carne seca, deixando por alguns minutos para que a carne absorva bem o sabor dos temperos .Junte a farinha, mexa bem e retire do fogo .Acrescente o coentro e a pimenta, misture e sirva.



COMIDAS DE SANTO VARIEDADES
EXÚ - Farofa - Dendê e Pinga.
OGUN - Feijão Preto com Cebola ( macundê ).
OXOSSI - Milho e Coco.
OSSAIN - Feijão Preto com Mel e Coco.
OBALUAIÊ - Pipocas.
XANGÔ - Quiabo ( Ajobô ).
OXUMARÊ - Batata Doce ou Amendoim Cozido com Casca e Mel.
OXUN - Ovos Cozidos, Camarões, Milho e Coco.
IANSÃ - Acarajés.
NANÃ - Folha de Mostarda com Arroz.
OBÁ - Divide com Xangô o Quiabo ( Amalá ).
EWÁ - Frutas.
IROCO - Verduras e Cebola.
IEMANJÁ - Arroz com Mel e Manjar Branco.
OXALÁ - Arroz Branco - Inhame Pilado e Cozido.



COMIDA PARA EXU
Material Necessário: Farinha, Azeite-de-Dendê, Mel de Abelha, Milho Branco, Figado, Coração e Bofe de Boi, Cebola, Camarão Seco Socado, Um Oberó
Maneira de Preparar:Mi-Ami-Mi : É a farofa amarela ( farinha misturada com Azeite-de-Dendê ).
Padê Branco : É a farofa de Mel ( farinha de mandioca misturada com mel de Abelha ).


Acaçá Branco: O acaçá feito de milho branco de canjica, moído e enrolado na folha da bananeira depois de cozido.Eram: Figado, coração e bofe de boi, cortados em pedaços muídos, misturados com Azeite-de-Dendê, camarão seco socado e cebolas cortadas em rodelas, num oberó



COMIDA PARA OGUN
Material Necessário: Inhame, Azeite-de-Dendê, Mel de AbelhaManeira de Fazer:Frita-se o inhame na brasa. Depois disso, descansa-se e tempera-se no Azeite-de-Dendê e o mel de abelhas.
ERAN - O Eran de Ogún é feito com miúdos de boi, cortados bem pequenos e cozidos no Azeite-de-Dendê. Depois, eles são passados num refogado de cebola ralada e estão prontos.
EFUN - Farofa de mel - mistura-se a farinha de mandioca com mel de abelhas e pronto. Pode-se colocar num Oberó, nos pés de Ogun, ou nas estradas, pedindo a Ogun que adoce os seus caminhos e suas estrada



COMIDA DE OMOLU E OBALUAYIÊ
Doburuo (* pipoca ) ou milho vermelho, Areia da praiaManeira de Fazer:Numa panela quente com areia da praia, estourar o milho e está pronto o doburu.



Outras Comidas:
Material Necessário: Feijão Preto, Cebola, 1/2 K de Camarão Seco, Azeite-de-dendeManeira de Fazer:Cozinha-se o feijão preto, só em água, e depois refoga-se cebola ralada, camarão seco e Azeite-de-Dendê



COMIDA PARA OSANYIN
Material Necessário: Batata-doce, Cebola, Azeite-de-Dendê, 1 Oberó
Maneira de Fazer: Cozinha-se a batata-doce só em água. Depois, descança-se e amassa-se feito purê. Ai, mistura-se num refogado de cebola ralada com Azeite-de-Dendê, e coloca-se tudo num oberó.



COMIDA PARA OXUN OMOLOKUN
Material Necessário: Feijão Fradinho, Cebola, Camarão Seco Socado, Azeite-de-Dendê, 08 Ovos Cozidos
Maneira de Fazer: Cozinha-se o feijão fradinho só em água. Em seguida, tempera-se num refogado de cebola ralada com camarão seco socado de dendê. Coloca-se em uma tigela e enfeita-se por cima com 8 ovos, descascados

COMIDA PARA YEMANJÁEJÁ
DIBÓ
Material Necessário: Canjica Cozida, Azeite Doce, Camarão Seco Socado, Cebola Ralada
Maneira de Fazer: Cozinha-se a canjica, tempera-se com azeite doce, camarão seco socado e cebola ralada.

COMIDA PARA YASÁN ACARAJÉ
Material Necessário:Feijão Fradinho, Camarão Seco Socado, Cebola, Azeite-de-Dendê
Maneira de Fazer: Coloca-se o feijão fradinho de molho em água, para descansá-lo cru. Depois, moesse o feijão e mistura-se com a cebola ralada, camarão seco socado e deixa-se a massa descansar, coberta por um pano ou uma pedra de carvão no meio. Depois, bate-se bem a massa para dar ponto, e fritam-se bolos tirados com a colher, no Azeite-de-Dendê bem quente


COMIDA PARA OBÁ
Material Necessário: Feijão Fradinho, Cebola, Camarão Seco Socado, Azeite-de-Dendê, Farinha de Mandioca, 01 Oberó
Maneira de Fazer: Cozinha-se o feijão em água. Depois, mistura-se num refogado de cebola raladas, camarão seco socado, Azeite-de-Dendê e água. por cima, adiciona-se farinha de mandioca, fazendo um pirão e coloca-se num oberó.
Nota: Conta-se que ibá é a dona do amor e quando se quer solucionar uma questão de amor, oferece-se uma comida desta na beira do lago, com muitas velas e flores.



COMIDA PARA ANAMBURUCU DAMBORÔ
Material Necessário: Folha de Taioba ou Mostarda, Cebola Ralada, Camarão Seco Socado, Azeite-de-Dendê
Maneira de Fazer: Cozinha-se bem a folha de taioba ou mostarda,e em seguida tempera-se num refogado de cebola ralada, camarão seco socado e Azeite-de-Dendê.



COMIDA PARA SHANGÔ AGEBÔ ou AGEGBÔ
Material Necessário: 12 Quiabos, 1 Litro de Mel, Azeite-de-Dendê, Água, Carne de Peito
Maneira de Fazer: Cortam-se os quiabos em pedacinhos bem pequenos, depois tempera-se com cebola ralada, camarão seco socado e azeite-de-Dendê. Cozinha-se bastante e depois mistura-se com rabada, ou carne de peito cozidos, cortadas em pedacinhos.



COMIDA DE CABOCLO
Material Necessário: Alface, Farinha de Mandioca, Mel de Abelha, Azeite de Oliva, Carne Crua, 01 Travessa de Barro
Maneira de Fazer: Faz-se uma salada de alface, com uma farofa d'água ou de mel, carne crua e azeite de oliva por cima, coloca-se tudo numa travessa de barro.Outras Comidas:Abóbora moranga, assada na brasa, com mel de abelha.Aipim ou mandioca, assado na brasa, com mel de abelha.
Ebô ( canjica ) com fumo de rolo desfiado e côco.Mingau de milho vermelho com côco e fumo de rolo.Milho vermelho com côco e fumo de rolo desfiado. Amendoim cozido em água, com mel de abelhas.Vinho branco, moscatel e cachaça.
EBO ( COMIDA DE OXALÁ )
AKARÁ - OLELÉ ( COMIDA DE YANSÃ )
EKO ( TODOS ORIXÁS )
EBO PUPÁ ( COMIDA DE YEMANJÁ )
OLELÉ - EWA - AKARÁ ( COMIDA DE OXOSSI )
AMALÁ ( COMIDA DE XANGÔ )
GAARI PUPÁ NI EYIN ADIE ( COMIDA DE OXUMARÉ )
EWA OSSAIN ( COMIDA DE OSSAIN )
EWA Dudu ( COMIDA DE OMOLU )
ABEREN ( COMIDA DE OMOLU )
GAARI PUPA ( COMIDA DE EXU )

ASOSO ( COMIDA DE OGUM )

Comidas rituais são as comidas específicas de cada Orixá, que para serem preparadas são submetidas a um verdadeiro ritual. Esses alimentos depois de prontos são oferecidos aos Orixás acompanhados de rezas e cantigas, durante a festa ou no final, em grande parte são distribuídas para todos os presentes, são chamadas comida de axé pois acredita-se que o Orixá aceitou a oferenda e impregnou de axé as mesmas.
Eis então algumas das principais comidas:
Acarajé – é a comida ritual do Orixá Iansã. O acarajé é feito com feijão-frade, que deve ser partido num moinho em pedaços grandes e colocado de molho em água para soltar a casca, após retirar toda a casca, passar novamente no moinho, desta vez deverá ficar uma massa bem fina. A essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal. O segredo para o acarajé ficar macio é o tempo que se bate a massa. Quando a massa estiver no ponto ela fica com a aparência de espuma, para fritar use uma panela funda com bastante azeite de dendê.
Ado – é uma Comida ritual feita de milho vermelho torrado e moído em moinho e temperado com azeite de dendê e mel, é oferecido principalmente ao Orixá Oxum.
Amalá – é comida ritual do Orixá Xangô. É feito com quiabo cortado, cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce, pode ser feito de várias maneiras. É oferecido numa gamela forrada com massa de acaçá.
Axoxô – é comida ritual do Orixá Oxóssi, É a comida mais comum de Oxóssi. Cozinha-se milho vermelho somente em água, depois coloca-se em um algdá e enfeita -se por cima com fatias de coco ( pode-se cozinhar junto com o milho, um pouco de amendoim). Oferecer quente.

Deburu – é a comida ritual do Orixá Obaluaiyê , é o milho de pipoca estourado numa panela com areia . Depois de peneirar a areia essa pipoca é colocada num alguidar ou tigela (de barro) e enfeitado com pedacinhos de coco.
Ekuru – é uma comida ritual de diversos Orixás, a massa é preparada da mesma forma que a massa do acarajé , feijão-frade sem casca triturado, envolta em folhas de bananeira como o acaçá e cozido no vapor.
Omolocum – comida ritual da Orixá Oxum , é feito com feijão-frade cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão, sal, azeite de dendê ou azeite doce. Enfeitado com camarões inteiros e ovos cozidos inteiros sem casca, normalmente são colocados 5 ovos ou 8 ovos, mas essa quantidade pode mudar de acordo com a obrigação do candomblé.
Abará – é um dos pratos da culinária baiana e como o acarajé também faz parte da comida ritual do candomblé . A preparação da massa é idêntica à do acarajé. Quando comida ritual, coloca-se um pouco de pó de camarão e quando da culinária baiana coloca-se camarões secos previamente escaldados para tirar o sal, que pode ser moído junto com o feijão e depois colocar alguns inteiros. Essa massa deve ser envolvida em pequenos pedaços de folha de bananeira semelhante ao processo usado para fazer o acaçá e deve ser cozido no vapor em banho-maria; é servido na própria folha.
Acaçá – é uma comida ritual do candomblé e da culinária baiana . Feito com milho branco ou milho vermelho, que após ficar de molho em água de um dia para o outro, deve ser moído num moinho formando uma massa que deverá ser cozida numa panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto. O ponto de cozedura pode ser visto quando a massa não dissolve se pingada num copo com água. Ainda quente essa massa deve ser embrulhada em pequenas porções, em folha de bananeira previamente limpa, passada no fogo e cortada em tamanho igual para que todos fiquem do mesmo tamanho. Coloca-se a folha na palma da mão esquerda e coloca-se a massa, com o dedo polegar dobra-se a primeira ponta da folha sobre a massa, dobra-se a outra ponta cruzando por cima e virando para baixo, faz o mesmo do outro lado. O formato que vai ficar é de uma pirâmide rectangular.
Caruru – É uma comida ritual do candomblé e da culinária baiana. É preparado com quiabo cortado em quatro de comprido e depois em rodelas, cebola ralada ou batida no processador, pó de camarão, sal, azeite de dendê, castanha-de-caju torrada e moída, amendoim torrado sem casca e moído. Preparação: Numa panela coloque azeite de dendê, a cebola e o sal, refogue um pouco, em seguida coloque o quiabo cortado, colocar um pouco de água e deixar cozinhar, quando estiver cozido colocar aos poucos a castanha e o amendoim acrescentando um pouco mais de dendê, depois de pronto é colocado numa gamela.
Efó – é uma comida ritual e da culinária baiana , pode ser feita com a folha chamada língua de vaca ou com folha de mostarda. Preparação: Meio quilo de camarão seco, descascado. Pimenta-malagueta em pó. Meio dente de alho. Uma cebola. Uma pitada de coentro. Um maço de língua-de-vaca (ou taioba, ou bertalha, ou espinafre, ou mostarda). Primeiro, ferve-se a língua-de-vaca, escorre-se numa peneira, estende-se na tábua e bate-se bem com a faca, até ficar uniforme. Enxuga-se e estende-se na peneira para secar toda a água. Cozinha-se no azeite-de-dendê puro, temperado com tudo o resto. A panela fica tapada, para suar. Come-se com arroz. Nanã, rainha das águas doces, quando escolhe, pede um bom efó de língua-de-vaca.Tendo como contexto principal a terra e os seus frutos, os Iorubás basicamente subsistiam pela colheita do inhame (isu), milho (àgbado), feijão (ewa), quiabo (ilá) e mandioca (paki). São estes os elementos principais que encontramos até hoje nas comidas que são confeccionadas para os Orixás no Candomblé. A comida é assim claramente também mais uma tradição que foi trazida de África pelos escravos e que foi mantida no culto do Candomblé. A preocupação com o comer é uma constante na vida do ser humano, transformando-se, quase sempre, na sua ocupação principal. A sorte, a ajuda, os pedidos para uma boa colheita, boa caça, um bom trabalho, etc. fizeram também sempre parte das preocupações, e como forma de agradar aos Orixás a comida era “partilhada”, no sentido em que os Orixás também comiam do mesmo tipo de comidas, e desta integração surge a força, a base para os pedidos, para agradecimentos – as comidas dos Orixás – ONGE BILE – as chamadas comidas secas. São estas as comidas que são hoje em dia dadas em oferenda aos Orixás, fazendo parte de maioria dos rituais nos quais se invoca a sua presença, a sua participação ou ajuda. Desde os simples Ebós e Oferendas até aos mais complexos rituais de Iniciação, a comida é sempre uma parte muito importante. Os ingredientes que a compõem, a forma como é confeccionada, tudo tem o seu preceito próprio, e assim, uma determinada comida, que contém determinados elementos energéticos, é apropriada para este ou para aquele Orixá especificamente. Entenda-se que o Orixá não come “fisicamente”, mas alimenta-se, isso sim, da energia e da vibração da comida que lhe é oferendada, porque esta integra determinados elementos que se coadunam com a sua própria energia, com o seu campo vibratório e características naturais. Abaixo encontra alguns exemplos das comidas que são oferendadas e também a forma cuidada como são apresentadas nas entregas.

23 comentários:

  1. muito bem explicado ,gostei .

    maria

    ResponderExcluir
  2. meu irmão não vai mel na comida de oxossi!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito essa dedicação!!!!!!!!! Axé.

    ResponderExcluir
  4. é que eu estava na duvida em uma comida mais esta explicação me ajudou obrigada de coração

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Desculpe-me
      Concordo plenamente com você. Não vai mel, é que foi um erro na hora em que eu estava digitando.
      Obrigado por me dar a honra de concertar o meu erro.
      Grato

      Excluir
  6. Senhor será que durante 28 anos de santo eu estou agindo errado?
    Mel pra Odê?É isso mesmo?Ai gente sem comentários viu....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me
      Concordo plenamente com você. Não vai mel, é que foi um erro na hora em que eu estava digitando.
      Obrigado por me dar a honra de concertar o meu erro.
      Grato

      Excluir

    2. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
      Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

      Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

      Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

      Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

      Excluir

    3. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
      Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

      Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

      Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

      Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

      Excluir
  7. Meu amor vc e doido com todo esse tempo de santo e nao sabe que odé come meu. Emtao jogue seu diploma de babalorixá no lico viu pq de onde vc veio vc nao aprendru nada#ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me
      Concordo plenamente com você. Não vai mel, é que foi um erro na hora em que eu estava digitando.
      Obrigado por me dar a honra de concertar o meu erro.
      Grato

      Excluir
    2. O que importa na oferenda é a fé! Vitor, você é muito educado e gentil, axé.

      Excluir
    3. A kizila do mel p oxóssi é o de abelha. Existe mel de cana. Parabéns Vítor pela humildade e educação. Quem muito acha que sabe tem muito que aprender. Xoxar menos e ler mais. Axé!

      Excluir
  8. A TODO TÊMPO DEUS DO CÉU ÓLHA PÔR NÓZ :
    O QUE NÃO OLHÃO É A MAIÓR FALCÁTRUA VS O CRISTÍÂNISMO O FILHO DO NÓSSO SINHOR DEUS DO CÉU SÂNTÍCIMO :


    A MAIS DE 1 KM GRITÃO DENTRO DAS CÁBEÇAS DAS VÍTIMAS E SI ALÍMÊNTÃO DE BATIDAS DE ALGO GRAVE OU NÃO É NADA : BATÉM NA BOLÇA PARA FASÊR REMÉDIO OU ALGO : E RESAR PARA NÃO SÊR BRASCINHOS INTEIROS DE CRÍÂNÇAS PRÉ OU AS QUE AINDA NÃO NASCERÃO :

    O QUE É REALMENTE ORIXA ISTO É ORIXA NÃO EXISTE O QUE EXISTE É TÁTICAS SEM FÍM VS DNA DC VS DNA VVPH : O VVPH É ESPÉRTO NO SEM FÍM PARA PASSAR PÔR CIMA DISSO : SÊR FILHOS DE LIMERCIS DERÃO ESTAZIS NO CAMPO DA IGUAÇU E TAMBÉM JÓRGES A CLONE DA DENISE DO SEU FELIPE PEGOU E COLOCOU EM CABELEREIRAS OU FASIMENTO DE UNHAS E TAMBÉM EDNEYZ EDNEIS DERÃO ESTAZIS NO TOMBÃO VÉLHO QUE EXISTIU EM CP PR BR DOS ANOS 80 OU ATÉ MESMO DOS ANOS 70 OU NÃO DA PARA SABER A DATA E TÉM MAIS PEGARÃO DNA DO TIO NALDO 1973 RONALDO RONCHI PARA COLOCAR EM MULHERES VIRGÉNS OU AS QUE ASCEDERÃO VÉLAS BRANCAS DO ÃNJÔ ÂNJO DA QUARDA E TÉM MAIS CLONES DE LUCÍANOS DEUCÓLICOS DA SILVA NÓME CRÍADO E TÉM MAIS WALLASCCES DA ES COPROCAFÉ E SÃO CLONES E TÉM MAIS MUINTOS NÓMES E ATÉ O TIME DA BARCA DE NOÉ SI CONTAR NO PÁSSADO O QUE É ORIXA O TIME DA BARCA DE NOÉ PÍROU DE VÊZ E MUINTOS TAMPAVÃO A BOCA DE MUINTOS ASSIM EM GRITOS CALAABOCA PELO AMÔR DE DEUS : AI ESTÁ O QUE É ORIXA NÃO EXISTE E FOI PÔR ISSO QUE O TIME DA BARCA DE NOÉ E SÃO MUINTOS E LEMBRANDO ALGÚNS VISTO FÚRAVA A CUÉCA DO MENINO RONALDO RONCHI NO PÁSSADO A HÔNDE É O PANORAMA DE CP PR BR E LÁ FOI SÚMIÇO DO CONJUNTO INTEIRO DE CASAS E APARECEU COMEÇANDO A CONSTRUIR DENOVO : E MUINTOS EM TODAS CÍDADES DO PARANÁ E DO BRASIL NÃO SABÉM O QUE É ISSO : SI O DNA VVPH OLHAR VOCÊ NO FÚTURO OU PRESENTE PÉGA NO PÁSSADO EM TÁTICAS SEM FÍM E SEM VÓLTA : SINTOM UINTO MESMO MAIS EXÍSTIU ISSO MAIS SÓ QUE O PAI BIÔLÓGICO NÃO PÓDE SABER QUÉM É OS FILHOS ATÚAIZ EM CÍDADES DO PARANÁ E DO BRASIL OU ATÉ DE FÓRA DO PAIZ E SÓ QUE TÉM UM PROBLEMA TAMBÉM FILHOS BIÔLÓGICOS NÃO PODÉM SABER QUÉM É O PAI BIÔLÓGICO : PÔRQUE PÓDE PERDER AS SÂNTÍDADES DAS FÓRMULAS ALPESCSIJLABRINF´.C´.12^´. VS ORIXAS QUE NÃO EXISTE E SÃO VVPH.


    CRÚZADAS CÉU AO MUNDO E MUNDO AO CÉU CARTAS JÁ FORÃO POSTADAS PARA OS SÊNÁDORES DO PARANÁ ÁLVARO DIAS E ROBERTO REQUIÃO E GOVÊRNADOR DO PARANÁ BÉTO RICHA E PÔLÍCIA DO PARANÁ


    FÔRÇA ALPESCSIJLABRINF´.C´.12^´. VS FÔRÇA VVPH TÁTICAS SEM FÍM E VIVE ABÁIXO DO SÓLO BRASILÊIRO OU EM PAIZES E É INFÍNITO DE INTÊLÍGENTE OU AINDA NÃO EXISTÉM OU PÓDE EXISTIR E CÁLCULA O SEM FÍM E JÁ ESTÁ SABENDO QUÉM É O PAI BIÔLÓGICO NO PÁSSADO E NO PRÊSENTE E NO FÚTURO : E FOI PÔR CAUZA DISSO QUE O TIME DA BARCA DE NOÉ ENTROU EM AÇÃO CASO O NÓSSO SINHOR DEUS DO POVO HÊBREU APROVAR AS AÇÕES FÔRÇA ALPESCSIJLABRINF´.C´.12^´. VS PÔRTAL SÔNAR FÔNTE DÍMÊNSSÕES CAZÚAIZ OU TÁTICAS SEM FÍM VS OS FÍNS ESCRITOS O DIREITOS DE TODOS IR PARA O CÉU SÂN´TÍCIMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara... gasta seu tempo em aprender Português, porque você, com erros tão grotescos, está prestes a ser classificado como analfabeto... então...Deixa a crença dos outros em paz...ninguém aqui vai até a sua igreja pra ficar dizendo o que é melhor pra você... O que te dá o direito de achar que pode fazer isso com outros?? Fala tanto em Bíblia, mas não entende..Quando Jesus disse "Amai ao próximo como a ti mesmo", estava, em outras palavras, dizendo "não faça com outro o que não querem que façam com você". Então, criatura...vai gastar seu tempo em estudar, vai...

      Excluir
  9. A TODO TÊMPO DEUS DO CÉU ÓLHA PÔR NÓZ :
    O QUE NÃO OLHÃO É A MAIÓR FALCÁTRUA VS O CRISTÍÂNISMO O FILHO DO NÓSSO SINHOR DEUS DO CÉU SÂNTÍCIMO :


    A MAIS DE 1 KM GRITÃO DENTRO DAS CÁBEÇAS DAS VÍTIMAS E SI ALÍMÊNTÃO DE BATIDAS DE ALGO GRAVE OU NÃO É NADA : BATÉM NA BOLÇA PARA FASÊR REMÉDIO OU ALGO : E RESAR PARA NÃO SÊR BRASCINHOS INTEIROS DE CRÍÂNÇAS PRÉ OU AS QUE AINDA NÃO NASCERÃO :

    O QUE É REALMENTE ORIXA ISTO É ORIXA NÃO EXISTE O QUE EXISTE É TÁTICAS SEM FÍM VS DNA DC VS DNA VVPH : O VVPH É ESPÉRTO NO SEM FÍM PARA PASSAR PÔR CIMA DISSO : SÊR FILHOS DE LIMERCIS DERÃO ESTAZIS NO CAMPO DA IGUAÇU E TAMBÉM JÓRGES A CLONE DA DENISE DO SEU FELIPE PEGOU E COLOCOU EM CABELEREIRAS OU FASIMENTO DE UNHAS E TAMBÉM EDNEYZ EDNEIS DERÃO ESTAZIS NO TOMBÃO VÉLHO QUE EXISTIU EM CP PR BR DOS ANOS 80 OU ATÉ MESMO DOS ANOS 70 OU NÃO DA PARA SABER A DATA E TÉM MAIS PEGARÃO DNA DO TIO NALDO 1973 RONALDO RONCHI PARA COLOCAR EM MULHERES VIRGÉNS OU AS QUE ASCEDERÃO VÉLAS BRANCAS DO ÃNJÔ ÂNJO DA QUARDA E TÉM MAIS CLONES DE LUCÍANOS DEUCÓLICOS DA SILVA NÓME CRÍADO E TÉM MAIS WALLASCCES DA ES COPROCAFÉ E SÃO CLONES E TÉM MAIS MUINTOS NÓMES E ATÉ O TIME DA BARCA DE NOÉ SI CONTAR NO PÁSSADO O QUE É ORIXA O TIME DA BARCA DE NOÉ PÍROU DE VÊZ E MUINTOS TAMPAVÃO A BOCA DE MUINTOS ASSIM EM GRITOS CALAABOCA PELO AMÔR DE DEUS : AI ESTÁ O QUE É ORIXA NÃO EXISTE E FOI PÔR ISSO QUE O TIME DA BARCA DE NOÉ E SÃO MUINTOS E LEMBRANDO ALGÚNS VISTO FÚRAVA A CUÉCA DO MENINO RONALDO RONCHI NO PÁSSADO A HÔNDE É O PANORAMA DE CP PR BR E LÁ FOI SÚMIÇO DO CONJUNTO INTEIRO DE CASAS E APARECEU COMEÇANDO A CONSTRUIR DENOVO : E MUINTOS EM TODAS CÍDADES DO PARANÁ E DO BRASIL NÃO SABÉM O QUE É ISSO : SI O DNA VVPH OLHAR VOCÊ NO FÚTURO OU PRESENTE PÉGA NO PÁSSADO EM TÁTICAS SEM FÍM E SEM VÓLTA : SINTOM UINTO MESMO MAIS EXÍSTIU ISSO MAIS SÓ QUE O PAI BIÔLÓGICO NÃO PÓDE SABER QUÉM É OS FILHOS ATÚAIZ EM CÍDADES DO PARANÁ E DO BRASIL OU ATÉ DE FÓRA DO PAIZ E SÓ QUE TÉM UM PROBLEMA TAMBÉM FILHOS BIÔLÓGICOS NÃO PODÉM SABER QUÉM É O PAI BIÔLÓGICO : PÔRQUE PÓDE PERDER AS SÂNTÍDADES DAS FÓRMULAS ALPESCSIJLABRINF´.C´.12^´. VS ORIXAS QUE NÃO EXISTE E SÃO VVPH.


    CRÚZADAS CÉU AO MUNDO E MUNDO AO CÉU CARTAS JÁ FORÃO POSTADAS PARA OS SÊNÁDORES DO PARANÁ ÁLVARO DIAS E ROBERTO REQUIÃO E GOVÊRNADOR DO PARANÁ BÉTO RICHA E PÔLÍCIA DO PARANÁ


    FÔRÇA ALPESCSIJLABRINF´.C´.12^´. VS FÔRÇA VVPH TÁTICAS SEM FÍM E VIVE ABÁIXO DO SÓLO BRASILÊIRO OU EM PAIZES E É INFÍNITO DE INTÊLÍGENTE OU AINDA NÃO EXISTÉM OU PÓDE EXISTIR E CÁLCULA O SEM FÍM E JÁ ESTÁ SABENDO QUÉM É O PAI BIÔLÓGICO NO PÁSSADO E NO PRÊSENTE E NO FÚTURO : E FOI PÔR CAUZA DISSO QUE O TIME DA BARCA DE NOÉ ENTROU EM AÇÃO CASO O NÓSSO SINHOR DEUS DO POVO HÊBREU APROVAR AS AÇÕES FÔRÇA ALPESCSIJLABRINF´.C´.12^´. VS PÔRTAL SÔNAR FÔNTE DÍMÊNSSÕES CAZÚAIZ OU TÁTICAS SEM FÍM VS OS FÍNS ESCRITOS O DIREITOS DE TODOS IR PARA O CÉU SÂNTÍCIMO.


    no pássado beíjaflôres fúravão a cuéca do menino ronaldo ronchi com até 1 até 7 anos de idade e existe vestígios si dér molesa denovo furão com 1 até 23 anos de idade e batém azas a hônde astiar a cuéca do ronaldo ronchi no varal intendeu : isso aconteceu e não é mentira e existe o sem fím para falar para o povo do aparecímentos pôr cartas de 27 prôgramas pôlicíaiz na telêvisão nómes críados pelo tio naldo 1973 ronaldo ronchi 42 anos de idade : intendeu.

    ResponderExcluir
  10. LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…
    Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

    Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).

    Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre a de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que a venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele a não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

    Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir
  11. Querido Vitor de Umbara,

    Primeiramente parabens pela sua dedicaçao, querido acho que nao sou o unico a pensar desta maneira, acho eu que os comentarios deveriam ser primeiramente lidos e aceitos ou regeitados por VOÇE, para ai sim virem a serem publicados no blog . Nao acho nada de bom tom estas simpatias que fogem ao foco do exposto aqui, mais principalmente oque mais me incomoda são estas pessoas que se julga mellhores e maiores que um ou outro que porventura comoteu qualquer erro... eu sem medo algum de dizer e ser feliz lhe digo, se na hora da macumba eu sentir no coraçao que eu deca regar o axoxo de Pai Oxossi com mel, com toda certeza eu o irei fazer... e nao tenho medo das criticas, pois nao cultuo as pessoas, pois estas sao falhas e acham que o diferente apenas por ser diferente é errado. E nao é bem assim... por isso meu baba Oxala tanto me abençoa. Porque minha maior macumba é confiar no meu coração...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Diego. E volto a repetir. O preceito é do mel de abelha, não do de cana. Mel é riqueza.

      Excluir
  12. Parabéns querido e se houverem mais comidas pra agradar babá mi ossain me manda que quero aprender.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelos pratos grato meu pai ode ti abençoe.

    ResponderExcluir