OKOLONFÉ AQUELES QUE VEM AO BLOG VITOR DE UMBARÁ

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG



segunda-feira, 18 de maio de 2009

PELAS CORES CONHEÇEMOS OS ORIXAS

TUDO SOBRE O CANDOMBLÉ VITOR DE UMBARÁ É OMOJUBÁ MOTUMBÁ MEU PAI

Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...





Pela cor das contas ( guias ), usadas no pescoço, distinguimos a que ORIXÁ pertence cada individuo. Cada NAÇÃO ( tribo ) de Candomblé, desde a origem, tem suas cores próprias. Mo Keto, as cores são as seguintes:
OGUM ======== AZUL MARINHO
OSHÓSSI======= AZUL CLARO
OMOLU======== PRETO e BRANCO, RAJADO
OSHUMARÉ===== em algumas Casa usa-se o PRETO E AMARELO, RAJADO; em outra AMARELO, RAJADO de MARROM, PRETO E VERMELHO
OSSANYIN====== VERDE e BRANCO, RAJADO
IROKÓ========= é o dono do RUNGEVE
LOGUN-ODÉ===== AMARELO-OURO e AZUL CLARO, em contas alternadas
OSHUM========= AMARELO-OURO
YEMANJÁ======= BRANCO, CRISTAL
YASÃN========= MARROM
OBÁ=========== VERMELHO
EWÁ=========== AMARELO, RAJADO de VERMELHO
ANAMBURUCU=== AZUL, RAJADO de BRANCO. Em algumas Casas , usa-se LILÁS
XANGÔ========= rei de OYÓ, sua cor é MARROM e BRANCO, usam-se contas alternadas, Veste-se de VERMELHO e BRANCO
OXALÁ========= BRANCO
Cada dia da semanaé dedicado a um Orixá africano, assim como cad parte da natureza é regida por um deles। E, assim, segundo a tradição temos :
DIA DOS ORIXÁS
SEGUNDA - FEIRA ===OMOLU, OBALUAYIÉ, ESHU e OYA BALE
TERÇA - FEIRA =====OGUM
QUARTA - FEIRA ===YASÃN, XANGÔ e OBÁ
QUINTA - FEIRA ===OSHÓSSI, LOGUN-ODÉ e OSHUMARÉ
SEXTA - FEIRA =====OXALÁ
SABADO ==========TODAS AS YABÁS
DOMINGO ========TODOS OS ORIXÁS e ERÊ
YABÁS : São os Orixás femininos do Candomblé

ABORÓ : São os Orixás masculinos do Candomblé
SHIRÉ
Shiré é a ordem de como são tiradas as cantigas de Candomblé, sete para cada Orixá, de OGUM a OXALÁ. O shiré de keto é assim.
01= BARÁ ou ESHU
02= OGUM
03= ODÉ ou OSHÓSSI
04= OMOLU ou OBALUAYIÉ
05= OSHUMARÉ
06= OSANYIN
07= IROKÓ
08= LOGUM-ODÉ
09= OSHUM
10= YEMANJÁ
11= YASÃN
12= OBÁ
13= EWÁ
14= ANAMBURUCU
15= XANGÔ
16= OXALÁ

Orixás

A palavra «ORIXA» em seu original Yorubano significa guardião da cabeça e são forças da Natureza
A força, a luz, e a energia estão em toda a parte।Os ORIXAS constituem as forças vivas da natureza como: a agua, o vento o trovão, o relâmpago, o mar, os rios, as montanhas, a força, a luz, o arco-íris, sol e tudo que e criado pela força da natureza. Os ORIXAS estão em plano superior aos simples mortais. Cada ORIXA tem sua missão especial própria e intransferível. Para os religiosos adeptos do candomblé tudo começa com a mãe terra.Ela casou-se com OXALA que e o criador da vida, e dessa união nasceu a deusa IEMANJA, das águas salgadas, e um irmão que recebeu o nome de AGANJUR «o deserto». De um incesto entre os dois irmãos surgiu ORUNGAM «horizonte» e ele que quando tenta possuir IEMANJA faz jorrar de seus seios os ORIXAS. Do culto de fertilidade nasceu a lenda «casamento do céu com a terra» gerando os deuses ou ORIXAS como são conhecidos।As núpcias celestes apareceram também em todas as mitologias।
O Pai, o Deus possui sua esposa terra e faz nascer tudo o que é vivo, as águas, os vegetais e outros ser viventes।
Cada ORIXA que são :

Ogum (o Deus da guerra),

Oxossi (Rei das matas),

Ossâyhn (o Deus das folhas e plantas) ,

Logun -Edé (Príncipe dos Orixás),

Obaluaê ou Omulu (o Deus da transformação ) ,

Oxum (a Deusa do amor),

Oxumaré (o Deus do arco íris) ,

Yemanjá (Deusa dos mares) ,

Nanã Burukú (a Deusa matriarca das avós),

Yansã ou Oyá (Deusa guerreira),

Xango (Deus da justiça) ,

Oxalá (o Deus dos Deuses) .

Cada um deles representa um santo católico। Também têem um dia no ano que lhe e especialmente consagrado, coincidindo com o santo católico a quem corresponde o sincretismo Isso porque o candomblé é ligado ao catolicismo।

Ogum corresponde na católica S.Jorge a sua cor é azul-marinho dia de comemoração 23 de Abril os filhos de Ogum são pessoas agressivas, impulsivos e com uma grande força de vontade também têem uma fraqueza cristalina que impede de alguém odiá-los.
Saudação Ogunhê-Ogumpatacorí

Oxossi corresponde na católica a S.Sebastião a sua cor é verde ou azul celeste dia de comemoração 20 de Janeiro os filhos de Oxossi gostam de caça movimento aventura e liberdade, prazer e descanso e também são generosos e estão sempre em alerta।
Saudação Okê- Odê
Ossayhn corresponde na católica a S.Benedito a sua cor é verde, branco azul e ainda o vermelho os filhos de Ossayhn que são muito poucos e eles adoram trabalhar com plantas na descoberta de curas para a humanidade o Ossayhn ensina todos os seus filhos o uso e magia das plantas.
Saudação
Eu-Êô
Logun-Edé corresponde na católica a S.Miguel Arcanjo a sua cor é o azul celeste que representa a terra do kêto ou ainda amarelo ouro o seu dia de comemoração é 29 de Setembro os filhos de Logun Edè muitas das vezes têem tonturas desmaios em que estas as vezes são confundidas por sintomas provocados pelos eguns (espíritos baixos).
Saudação Ou-Orikì-Olu-Alô-Riki
Obaluaê corresponde na católica S.Lázaro a sua cor branco vermelho e preto os seus filhos são pessoas serias inteligentes e inibidas, gostam da solidão e estão sempre prontos a ajudar os outros, o seu dia de comemoração é 16 de Agosto.
Saudação Atotô-Ajiberô
Oxum corresponde na católica Nossa Senhora da Conceição a sua cor amarelo ouro e branco neve os seus filhos são sempre graciosos simpáticos e elegantes, Oxum também é a rainha das crianças as quais ela protege o seu dia comemorativo e 8 Dezembro e também mês de Maio (mês de Maria).
Saudação Ora-Iê Iê-Oxum
Oxumaré corresponde na católica Sº.Bartolomeu a suas cores são as do arco-íris mas a que mais usa é o amarelo e o verde o seu dia comemorativo é 24 de Agosto.
Saudação Orobobô-Oxumarê.
Yemanjá corresponde na católica a Nossa Senhora da Gloria as suas cores são Branca, azul claro. Yemanjá luta sempre pelos seus filhos é uma grande mãe astral o seu elemento é a agua salgada o seu dia de comemoração 2 de Fevereiro.
Saudação Odoiá.
Nana Burukú e representada na católica Nossa Senhora de Santana as suas cores são roxa e branco é consederada a mais velha das Deusas das águas torna-se uma deusa justiceira não aceita muito uma brincadeira já que representa a morte porque é o principio e o fim de tudo o seu dia de comemoração é dia 26 de Julho.
Yansã ou Oyá representa na católica Santa Bárbara as suas cores são Rosa e Vermelho os seus filhos são pessoas bonitas sensuais fogosos normalmente têem aventuras amorosas são ciumentos e são pessoas autoritárias o seu dia comemorativo 4 de Dezembro.
Saudação Êpa-Hei-Yansá
Xangô representa na católica Sº Jerónimo as suas ores são marrom e vermelho Xangô é o Deus do trovão é justiceiro, castiga os mentirosos os ladroes e malfeitores e tem sempre equilibro de agir com neutralidade Xango além de ser maduro e viril sabe o que quer e como deve conseguir, o seu dia comemorativo 24 de Julho
Saudação Kawô-Kabiesilê
Oxalá representa na católica Jesus Cristo a sua cor representa o branco puro é o filho mais directo do Deus Supremo ( Olurum ou Olodumarê )foi-lhe atribuído o trabalho de criar o mundo, os filhos são carinhosos respeitadores o seu dia de comemoração 25 de Dezembro .
SaudaçãoEpabábá - Exeebabá

Na mitologia sobre a invenção do candomblé, os colares de contas aparecem como objectos de identificação dos fiéis aos deuses e o seu recebimento, como momento importante nessa vinculação. De acordo com o mito, a montagem, a lavagem e a entrega dos fios-de-contas constituem momentos fundamentais no ritual de iniciação dos filhos-de-santo, os quais, daí em diante, além de unidos, estão protegidos pelos orixás.
Feitos com contas de diferentes materiais e cores, esses fios apresentam uma grande diversidade e podem ser agrupados por tipologias de acordo com os usos e significados que têm no culto. Assim, acompanham e marcam a vida espiritual do fiel, desde os primeiros instantes da sua iniciação até às suas cerimónias fúnebres.
Como nos momentos da montagem e do recebimento, também o instante da ruptura é significativo; entretanto, o rompimento do fio-de-contas, mais do que indicar um mau presságio, que assusta e preocupa o indivíduo e a comunidade, pode ser o início de um novo ciclo, um recomeço, um momento de viragem que pede um novo fio. Dos primeiros fios – simples, ascéticos e rigorosos – às contas mais livres, exuberantes, complexas e personalizadas que a pessoa vai produzindo ou ganhando ao longo do tempo, delineia-se o caminho de cada um na sua vinculação aos orixás e à comunidade do terreiro.
Desta maneira, mais do que a libertação do gosto particular, as transformações nos colares revelam o conhecimento adquirido pela pessoa e sua ascensão na hierarquia religiosa. De tal modo que um leigo pode passar despercebido por um fio-de-contas ou vê-lo apenas como um adorno, enquanto um iniciado na cultura do candomblé o tomará como um objecto pleno de significados, que pode ser “lido” e no qual é possível identificar a raiz, o orixá da cabeça e o tempo de iniciação, entre outros dados da vida espiritual de quem o usa.
Dos ritos secretos e espaços fechados do culto aos orixás, os fios-de-contas ganharam o mundo e adquiriram novos usos. De África vieram para o Brasil e para todo o mundo onde o candomblé se tem difundido. Hoje, devido ao sincretismo religioso, além dos espaços de culto, é possível observar a presença de fios-de-contas em lugares inusitados como automóveis e lojas, mas já destituídos das funções e sentidos primordiais, usados apenas para proteger os espaços e as pessoas contra maus agouros.
Pode ser chamado fio-de-contas desde aquele de um fio único de missangas até a um colar com vários fios presos por uma ou várias firmas. A quantidade de fios pode variar de uma nação para outra na correspondência de cargos.
Na hierarquia do candomblé toda a pessoa que entra para a religião será um Abiã e assim permanecerá até que se inicie. Ao Abiã só é permitido o uso de dois fios-de-contas simples de um fio só, um na cor branco leitoso que corresponde a Oxalá, de acordo com a nação e um na cor do Orixá da pessoa, quando já tenha sido identificado, dessa forma pode-se saber que a pessoa é um Abiã e qual é o seu Orixá.
Um Egbomi usa diversos colares de um fio só, com contas na cor dos Orixás que já tem assentados e estas já podem ser intercaladas com corais ou firmas Africanas।


Tipos de fios-de-contas:


Yian/Inhãs: Fios de uma só “perna”, isto é, o colar simples de uma só fiada de missangas cuja medida deve ir até a altura do umbigo.
Delogum: Colares feitos de 16 fiadas de missangas com um único fecho cuja medida, como os Inhãs, vai até à altura do umbigo. Cada Iaô deve possuir, normalmente, um Delogum do seu orixá principal e outro do orixá que o acompanha em segundo plano.
Brajá: longos fios montados de dois em dois, em pares opostos. Podem ser usados a tiracolo e cruzando o peito e as costas. É a simbologia da inter-relação do direito com esquerdo, masculino e feminino, passado e presente. Quem usa esse tipo de colar é um descendente dessa “união”.
Humgebê/Rungeve: Feito de missangas marrons, corais e seguis (um tipo de conta).
Lagdibá/Dilogum: Feito de fios múltiplos, em conjuntos de 7, 14 ou 21. São unidos por uma firma (conta cilíndrica).
As Cores dos fios-de-contas de cada Orixá:
Exú – Contas Pretas intercaladas com Contas Vermelhas
Ogum – Contas Azul Forte (podem ter apontamentos Vermelhos ou Verdes)
Oxóssi – Contas Azul-turquesa
Omulú – Contas Brancas Raiadas de Preto ou Contas Marrom
Oxumaré – Contas Amarelas Raiadas de Preto ou Verdes Raiadas de Amarelo
Ossaim – Contas Verdes
Iroko – Contas Verdes intercaladas com Contas Brancas
Logun Edé – Contas Azul-turquesa intercaladas com Contas Amarelas ou Brancas
Oxum – Contas Douradas ou Contas de Âmbar
Iemanjá – Contas Brancas intercaladas com Contas Azul Claro e/ou Contas de Cristal
Iansã – Contas Marrom ou Contas de Coral (Vermelho, Salmão)
Ibeji – Contas de Todas as Cores
Obá – Contas Vermelho Escuro
Ewá – Contas Vermelhas intercaladas com Contas Amarelas
Nanã – Contas Brancas Riscadas de Azul
Xangô – Contas Vermelhas intercaladas com Contas Brancas
Oxalá – Contas Branco Leitoso e/ou Contas de Cristal

28 comentários:

  1. muito bom seu blog.... parabéns...
    marymagalhaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela explicação, foi muito proveitosa. continue nos ajudando.

    muito axé para todos vocês!

    kolofé

    ResponderExcluir
  3. Qual o fone e endereço da loja favor respoder com urgencia!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. FUI SUAPENSA EKEDI DE KITEMBO MAS SOU DE OYÁ QUERO FAZER UM FIO DE CONTAS MAS SO TENHO CONTAS VERMELHAS E FIRMAS VERMELHAS COMO FAÇO? SÓ E MARROM?VC PODE ME MANDAR POR E-MAIL CLAUDIABSOUZA@BOL.COM.BR E O ENDEREÇO DE SUA LOJA.OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, orienta muito nós yaos iniciados a pouco. Kolofe.....

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelas informacoes
    E q Oxala nos abencoe
    Odoia mae
    Ogunhe meu pai
    Um grande abraco a meus irmaos

    ResponderExcluir
  7. VCS TEM QUE ACEITA JESUS COMO EU UNICO SUFICIENTE SALVADOR , SO ELE PODE MUDA SUA VIDA GUIA NENHUM SALVA ALMA DE NINGUEM ISSO TUDO NAO PASSA DE UM ENORME ENGANO ,ELES SAO DEMONIOS QUE DOMINAM A VIDA DE VCS E VCS NEM PERCEBEM,,ESTA ESCRITO QUE O INIMIGO VEIO PRA MATAR,ROUBA E DESTRUIR ,MAIS DEUS VEIO PARA DA VIDA E VIDA COM ABUNDANCIA ACEITE-O ENQUANTO HA TEMPO ,ELE JA ESTA VOLTANDO NAO SE ENGANE COM ESSA COISAS.PORQUE ESTA ESCRITO QUE A ELE FOI DADO TODO PODER,NA TERRA ,EM BAIXO DE TERRA, E EM CIMA DA TERRA. ARREPENDEI-VOS PORQUE ESTA PROXIMO O JUGAMENTO DE DEUS ,ARREPENDEI-VOS DO SEU MAL CAMINHO JA VEM VINDO O FILHO DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Anônimo, siga sua Fé e caminho e respeite a escolha, a Fé e o caminho dos outros. Inicie esse respeito por você mesmo, procurando estudar, para conhecer e saber um pouco mais das outras religiões e seitas, "aprendendo a escrever corretamente", para, depois sim, com conhecimento de causa criticar ou falar da escolha dos outros.
      Axé ou Amém, que Deus te abençoe!

      Excluir
    2. Sr.anônimo aprenda a respeitar a religião e crença dos outros, faça oq sua religião pede e cuide da sua vida prq ninguém te obrigou a entrar nesse site, mais c vc entrou é prq tem curiosidade, espero q vc ache oq fazer, pare de palpitar e falar de coisas q vc ñ tem o mínimo conhecimento. Vc falou em demônios, vai ver o dia q o capeta te pegar de jeito, aí o pau vai tora bem gostoso seu ignorante! Há quando for comentar, escreve direito seu analfabeto!

      Excluir
    3. Tem q respeitar todas as religiões

      Excluir
    4. Anônimo, No meu humilde conhecimento entendo que o Ser Supremo a que "TUDO" criou e em sua magnifica sabedoria, elaborou diversos caminhos com os mais diferentes ensinamentos para que o homem na capacidade de seu conhecimento alcançado e entendimento possa compreender o Sentido da Vida, do amor ao próximo independente de raça, cor , condição financeira e outros atributos. Como exemplo comparativo o mundo é uma ESCOLA gigantesca em que o professor reconhece os alunos que possuem capacidade de aprendizado diferentes, uns entendem o ensinamento de uma determinada matéria (ex.:MATEMÁTICA) com mais facilidade e outros precisam de uma atenção maior e técnicas de ensino diferenciadas. Não importa o caminho adotado para o aprendizado (Candomblé, Umbanda, Kardecismo, Catolicismo, Protestantismo, Evangelismo, Budismo, Hinduísmo e tantas outras). Pois que o "SER SUPREMO" na condição de MESTRE conhecedor das diferenças existentes aos HOMENS disponibiliza para estes as mais variadas formas de aprendizado, as quais acabei de citar acima. Então vejamos, se os conhecimentos que a Humanidade possui advém do ensinamento perpetuados através dos séculos das mais variadas civilizações até os dias atuais e que alcançarão séculos futuros com novas ATUALIZAÇÕES na medida da evolução do conhecimento humano; não temos como afirmar que determinado segmento religioso é certo ou errado pois não estamos na condição de Mestre e sim de aprendizes nesta gigantesca escola da vida. Anônimo, lembre-se que foi o "Ser" supremo (como vc queira definir como sendo DEUS, JEOVÁ, Alá, (Caos grego),(Céu - Romano),(Buri -Nôrdica)e tantos outros) que a tudo criou inclusive o demônio da forma em que você o vê, foi criado com propósitos específicos para interagir na vida dos homens mais precisamente no "LIVRE ARBÍTRIO".
      Anônimo se temos o direito ao uso do livre arbítrio, creio que somos nós que precisamos nos conduzir ao salvamento, Jesus nos mostra o caminho e deixou seus ensinamentos para que possamos refletir e tomarmos as nossas decisões sob o julgo de nosso Livre Arbítrio. Gostaria de te lembrar que Jesus quando na terra andou não buscava a riqueza e a abundância material mas sim a igualdade entre todos, o respeito a todos o amor fraterno entre os homens, a existência de um único ser supremo a quem ele chamava de "PAI" e não descriminava qualquer segmento religioso.
      Mais uma coisa Anônimo quem pode nos garantir que vc ao digitar suas palavras não estava sob a influência de algum demônio ao procurar atingir outras religiões ou crenças, "pense" não estou descriminando sua religião mas questionando sua conduta

      Excluir
    5. Que mandato tem para questionar nossa conduta?

      Excluir
    6. Amei o site, com todo respeito, sua benção e meu pai Xoroke lhe abençoe sempre. Comecei com 6 anos na casa de Sr Adecoacy , em São João de Meriti estou com 57 anos , amei seu blog

      Excluir
  8. adorei o site tenho 11 anos e virei filha de santo faz 4 dias mas já frequento a um bom tempo eu so filha de xangô e de yemanjá.

    ResponderExcluir
  9. Sangue de Jesus tem poder pra libertar a todos vocês. O inferno está ai com portas largas esperando a quem faça a vontade do inimigo. e o inimigo é esses demônios que vcs dizem ser filhos e filhas são os mesmos que irão atormentar à vcs se não se arrepender das obras de engano.e aceitar a Cristo como Salvador das vossas almas. Abram o olho e vejam que não passa de enganação. Esses demônios querem ver a sua derrota. Estarei pedindo ap único Deus Jeová por vcs. Abraços eu verei vcs lá no céu de glória. Em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, No meu humilde conhecimento entendo que o Ser Supremo a que "TUDO" criou e em sua magnifica sabedoria, elaborou diversos caminhos com os mais diferentes ensinamentos para que o homem na capacidade de seu conhecimento alcançado e entendimento possa compreender o Sentido da Vida, do amor ao próximo independente de raça, cor , condição financeira e outros atributos. Como exemplo comparativo o mundo é uma ESCOLA gigantesca em que o professor reconhece os alunos que possuem capacidade de aprendizado diferentes, uns entendem o ensinamento de uma determinada matéria (ex.:MATEMÁTICA) com mais facilidade e outros precisam de uma atenção maior e técnicas de ensino diferenciadas. Não importa o caminho adotado para o aprendizado (Candomblé, Umbanda, Kardecismo, Catolicismo, Protestantismo, Evangelismo, Budismo, Hinduísmo e tantas outras). Pois que o "SER SUPREMO" na condição de MESTRE conhecedor das diferenças existentes aos HOMENS disponibiliza para estes as mais variadas formas de aprendizado, as quais acabei de citar acima. Então vejamos, se os conhecimentos que a Humanidade possui advém do ensinamento perpetuados através dos séculos das mais variadas civilizações até os dias atuais e que alcançarão séculos futuros com novas ATUALIZAÇÕES na medida da evolução do conhecimento humano; não temos como afirmar que determinado segmento religioso é certo ou errado pois não estamos na condição de Mestre e sim de aprendizes nesta gigantesca escola da vida. Anônimo, lembre-se que foi o "Ser" supremo (como vc queira definir como sendo DEUS, JEOVÁ, Alá, (Caos grego),(Céu - Romano),(Buri -Nôrdica)e tantos outros) que a tudo criou inclusive o demônio da forma em que você o vê, foi criado com propósitos específicos para interagir na vida dos homens mais precisamente no "LIVRE ARBÍTRIO".
      Anônimo se temos o direito ao uso do livre arbítrio, creio que somos nós que precisamos nos conduzir ao salvamento, Jesus nos mostra o caminho e deixou seus ensinamentos para que possamos refletir e tomarmos as nossas decisões sob o julgo de nosso Livre Arbítrio. Gostaria de te lembrar que Jesus quando na terra andou não buscava a riqueza e a abundância material mas sim a igualdade entre todos, o respeito a todos o amor fraterno entre os homens, a existência de um único ser supremo a quem ele chamava de "PAI" e não descriminava qualquer segmento religioso.
      Mais uma coisa Anônimo quem pode nos garantir que vc ao digitar suas palavras não estava sob a influência de algum demônio ao procurar atingir outras religiões ou crenças, "pense" não estou descriminando sua religião mas questionando sua conduta

      Excluir
  10. PAREM DE FICAR BRIGANDO PELA RELIGIÃO DE CADA UM....VOÇES TEM QUE ENTENDER QUE DEUS É UM SÓ E QUE NÃO PRECISAMOS OFENDER Á TODOS QUE FREQUENTAM, CENTROS DE UMBANDA, CANDOMBLÉ, IGREJA CATÓLICA, CRISTÃ OU EVANGELICA, BUDISMO, JOREY ETC...ETC... POIS TODAS LEVAM Á UM SÓ UNICO DESTINO ""DEUS"" PERCEBO QUE A IGREJA EVANGELICA QUER DOMINAR ESSA SITUAÇÃO PARA LEVAR Á TODOS Á IGREJA DELES, ACHANDO QUE SÓ LÁ HÁ A SALVAÇÃO....PAREM COM ISSO!!!! TÁ NA HORA DE HAVER RESPEITO COM TODOS.

    ResponderExcluir
  11. Evangélicos são fanáticos e ignorantes... vão cuidar da vida de vocês, e saibam que muitas centenas de anos antes de Jesus nascer já existiam nesse mundo centenas e milhares de religiões que não seguem a linha cristã e que tem outros livros sagrados como base em vez da Bíblia. Quem são vocês, meros mortais que nada sabem do mundo para dizer que tais livros e religiões estão errados? Deixem de ser ignorantes e aprendam com o grande mestre Buda a ter tolerância. Os orixás não são demônios, são a força da natureza! se liguem. E outra: morrem de curiosidade para entrar aqui nesse site, rsrsrsrs ai tem coisa.

    ResponderExcluir
  12. Sr. Anônimo!! Antes de criticar algo ou alguém, olhe para si mesmo (a) e veja o tamanho de sua ignorância...Todos somos filhos de um só, e sendo ele o criador de tudo que existe, também é criador dos Orixá (Forças da Natureza).
    Portanto, engula sua arrogância por achar que é culto o suficiente para falar de outras religiões. Limite-se a sua e pronto!
    Lamento muito por saber que tem uma cabeça fechada e ainda mais por saber que sua falta de visão e cultura o anula todo seu conhecimento dentro da sua própria religião...Saiba que Deus não permite que julguemos o próximo e é exatamente o que está fazendo!!

    ResponderExcluir
  13. Realmente muito bom e esclarecedor seu blog! Parabéns.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom o blog, fé é fé indiferente de onde vem, tudo que nos faz bem e nos leva a paz nesse mundo turbulento é válido, sou católica, mas nem por isso desrespeito a fé e a escolha dos outros, muito ao contrário, aprendi que não devo julgar o que desconheço e sim amar ao próximo em sua escencia.Aos fanátios que criticam só lamento, se tivessem um pouco mais de estudo iam saber que todo brasileiro tem o pé lá. Qual é a raiz do Brasil mesmo??A não ser que os mesmo desconsidere seus antecedentes, mesmo assim sangue é sangue, já corre nas veias, ou será mera coincidencia ele ter aberto esse site? a verdade é que todos podemos escolher acreditar no que ouvimos ou no queremos, porém estudar dá mais trabalho,e para alguns é mais facíl ficar no escuro que abrir a janela.

    ResponderExcluir
  15. Amei o site,me ajudou muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  16. Amei o site,me ajudou muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o site amei.Mas ainda tenho uma dúvida, se alguém poder me responder fico muito grata. Tem alguma forma de identificar se o orixá é yabá ou aboró?

    ResponderExcluir
  18. Eu sou Pastor das Assembléias de Deus,filho de uma ex-Mãe de santo ,uma Ebonbi do oxóssi, onde eu acompanhei desde criança e fiz muitas amizades no meio do povo da seita do santo ,que considero até hoje.Sou Pastor ,tenho minha crença mas,tenho respeito pelas minhas amizades e não desfaço de ninguém ,porque eu conheço muitas pessoas de bom caráter no candomblé e na umbanda,e tem muita gente de coração puro e honesto que estimo até hoje.Paz para todos.

    ResponderExcluir