OKOLONFÉ AQUELES QUE VEM AO BLOG VITOR DE UMBARÁ

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG



quarta-feira, 29 de julho de 2009

WaYao

TUDO SOBRE O CANDOMBLÉ VITOR DE UMBARÁ É OMOJUBÁ MOTUMBÁ MEU PAI

Eu não sei fazer outra coisa a não ser viver pro SANTO MOTUMBÁ MEU PAI ...


Para outros significados, ver Yao.


Yao

Meninos da tribo Yao, de 9 a 10 anos de idade participam na circuncisão e ritos de iniciação (Março 2005).
População total
2 milhões
Regiões com população significativa
Malawi
Moçambique
Tanzânia
Línguas
Chiyao, Chichewa, Chitimbuka, Inglês, Português
Religiões
Islamismo
O WaYao, ou Yao, é um dos principais grupos étnicos e linguísticos com base no extremo sul do lago Malawi, que desempenhou um papel importante na história da África Oriental durante os anos de 1800. Os Yaos são predominantemente um grupo de povos muçulmanos de cerca de 2 milhões espalhados por três países, Malawi, Moçambique e Tanzânia e são um dos grupos mais pobres do mundo. O povo Yao tem uma forte identidade cultural, que transcende as fronteiras nacionais.

Índice [esconder]

1 História
1.1 O Yao em Moçambique
1.2 O Yao fora de Moçambique
2 Demografia
3 Bibliografia
//

História

Quando os árabes chegaram na costa leste da África eles começaram a negociar com o povo Yao, principalmente escravos e marfim, em troca de roupas e armas. Devido ao seu envolvimento neste comércio costeiro que se tornou uma das mais ricas e influentes tribos na África Austral. As grandes monarquias Yao nasceram como os poderosos chefes Yao tomaram o controle da província Niassa do Moçambique no século 19. Durante esse tempo, o Yao começou mover-se da sua casa tradicional nos dias de hoje Malawi e Tanzânia, que resultou nas populações Yao que eles agora têm. O resultado mais importante do grande (chiefdoms) foi a volta da nação inteira ao Islamismo por volta da virada do século 20, e após a Primeira Guerra Mundial. Por causa do seu comércio com os Árabes, os chefes Yao (sultões) precisavam de escribas que podessem ler e escrever o arábico. Os professores Islão que foram empregados e viviam nas aldeias Yao, teve um impacto significativo sobre o povo Yao, porque eles poderiam oferecer-lhes alfabetização, um livro sagrado, roupa inteligente e casas quadradas, em vez de redonda. Além disso, os sultões resistiram firmemente a regra colonial portuguesa, britânica e alemã, que era vista como uma ameaça importante para eles. Os britânicos, que eram vistos como cristãos como o Português, tentaram parar o tráfico de escravos, atacando algumas caravanas de escravos dos Yao perto da costa. Eles libertaram os escravos e confiscaram o marfim, que os escravos tinham transportado. A maior chefe Yao Mataka, decidiu tornar-se um cristão o que teria um impacto económico negativo sobre o seu povo, ao mesmo tempo lhes ofereceu um sistema social Islão, o que seria assimilar sua cultura tradicional. Devido à dominação política e ritual dos chefes, sua conversão ao Islão causou seus indivíduos a fazer o mesmo. O Islão, que eles adotaram, não é a religião ortodoxa, que é encontrada em países como o Irão, Iraque, Arábia Saudita, etc. Mas é totalmente misturada com o seu tradicional sistema de crenças animistas. É muitas vezes referido como "Folk Islam" (Islão popular ou folclórico).

O Yao em Moçambique

O Yao tem vivido no norte de Moçambique (formalmente África Oriental portuguesa). Olhando de perto a história do povo Yao de Moçambique como um todo mostrará que o seu centro geográfico etno está localizado em uma pequena aldeia chamada Chiconono, no noroeste moçambicano província do Niassa. Ativo como comerciantes de escravos para os árabes, eles enfrentaram declínio social e político com a chegada do Português na hoje província do Niassa, que estabeleceu a Niassa Company, e estabelece-se na região fundando cidades e vilas, e trocando uma economia de comércio escravo para uma economia de produção. A expansão do Império Português tinha estabelecido postos de negociações, fortalezas e portos da África Oriental desde o século XV, em concorrência directa com o Império islâmico. A rota de especiarias, e a evangelização cristã foram as principais forças motrizes da expansão portuguesa na região. O Império Português foi em seguida, uma das maiores potências políticas e económicas no mundo. A corrida portuguesa para executar plantações agrícolas começou a expandir oferecendo pagamento à mão-de-obra das populações tribais. O Yao havia mudado o seu papel na sociedade local de comerciantes de escravos e proprietários de escravos trabalhadores agrícolas ao abrigo do Estado Português. No entanto, o Yao preservou sua cultura tradicional e agricultura de subsistência por conta própria. Tal como os muçulmanos, os Yao não podiam manter-se no modo de vida das populações cristãs, que no entanto, ofereceu educação cristã e ensinou o idioma Português para o grupo étnico muçulmano com pouco retorno. Atualmente, há um mínimo estimado de 450.000 pessoas Yao que vivem em Moçambique. Eles ocupam grande parte do leste e do norte da província do Niassa e dessa forma 40% da população de Lichinga, a capital desta província.

O Yao fora de Moçambique

O Yao mudou-se para o local que é hoje a região sul do Malawi por volta de 1830, quando eles estavam ativos como comerciantes de escravos para o tráfico negreiro swahili árabe na costa de Moçambique. Rica em cultura, tradição, e música, Yao são principalmente muçulmanas, e contam entre os seus descendentes um famoso ex-Presidente da República do Malawi, Bakili Muluzi. O Yao tinha laços estreitos com os árabes, na costa por volta de 1800, e adoptou algumas partes da sua cultura, tais como a arquitetura e o Islão, mas ainda manteve sua própria identidade nacional. A sua estreita cooperação com os árabes deram-lhes o acesso a armas de fogo, que lhes deu uma vantagem em termos de suas muitas guerras contra os povos vizinhos, como o Ngoni e os Chewa. O Yao ativamente resistiu as forças alemãs que foram colonizar o Sudeste da África (aproximadamente hoje, Tanzânia, Ruanda e Burundi). Em 1890, King Machemba emitiu uma declaração ao Comandante von Wissman dizendo que estava aberto ao comércio, mas não estavam dispostos a submeter-se a autoridade. Depois de outras obrigações, o Yao acabou rendendo-se as forças alemãs.

Demografia

O Yao fala uma língua bantu conhecida como Chiyao ( "Língua Yao", chi sendo a classe prefixo de "língua"), Achawa, Adsawa, Adsoa, Ajawa, Ayawa, Ayo, Ayao, Djao, Haiao, Hiao, Hyao, Jao, Veiao, ou Wajao; estimado em 1.000.000 de falantes em Malawi, 495.000, em Moçambique, e de 492.000 na Tanzânia. As nacionalidades tradicionais da pátria estão localizadas entre o rio Rovuma e o rio Lugenda no norte de Moçambique. Outras línguas principais do Malawi incluem Chichewa e Chitimbuka. Eles também falam a língua oficial dos países que habitam, Inglês em Malawi e Português em Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário