OKOLONFÉ AQUELES QUE VEM AO BLOG VITOR DE UMBARÁ

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ORÔ NA OBRIGAÇÃO DE SETE ANOS

A maioria dos Axés que conheço fazem esse Orô na obrigação de 7 anos.
Depois de ser feito tudo o que se deve. Na hora do labé deste caminho de Oxum, que come bode castrado, galinhas, konken e o pombo para soltar.
O Orô é o seguinte: ao término do sacrifício é que se castra o bode. E seus testículos são presos com palha da costa no Ori da Iyawo na hora da paramentação.
Não se castra o bode antes do sacrifício, para que ele não vá para obrigação espraguejando quem lhe fez aquilo.
Orô do bode para Oxum Opara. Como você deve lembrar a mensagem principal é: "Não se castra o bode antes do sacrifício!"
Vamos citar as qualidades de Oxum mais cultuadas no candomblé ketu:
Ajagurá - Opará - Adolá - Karê - Ijimun - Ipondá -
Merin - Okê - Odô - Popolokun - Ayalá - Ogá -
Oloko - Agbalu - Ipetu - Yabotô
Oxum Popolokun
tem seu caminho com Iemanjá e Orunmilá. É responsável pelos búzios do jogo. Além de ser dona da intuição, audição, e de todos os jogos divinatórios.
Na hora da fundamentação põe-se uma bacia com omieró no colo do Orixá, para que todos lavem suas vistas.
As ervas deste omieró são: erva de santa luzia; oriri, saião, colônia, e manjericão. Qualidades de Oxum e, uma pequena e superficial descrição de Oxum Popolokun. Iya: "Oxum".

As filhas (os) de Oxum são pessoas dóceis, porém difíceis de lidar. Se magoam facilmente com as coisas que lhes desagradam, devido a da imensa sensibilidade que possuem.
Tentam esquecer, mas não perdoam. O "ciúme" é constante em suas vidas, não se refletindo só na vida amorosa, mas também nas amizades e em todo e qualquer tipo de relacionamento.
Os pés e a barriga são as partes do corpo que lhes
trazem constantes problemas. São pessoas de sorte e costumam concluir muitos dos seus projetos. "Um fato importante" é que esta sorte passa também para as pessoas que lhe são próximas, como por exemplo: filhos de santo.
Portanto, ter um Babalorixá ou uma Iyalorixá de Oxum como Zelador (a) do nosso Orixá é um fator muito positivo! Pois eles têm uma forte influência do Odu Oshê, o qual possui um grande poder de

transformação.
ODU. Vamos lá:
Orunmila, rege Ifá, que é um sistema pelo qual podemos nos "comunicar" com as divindades, utilizando por exemplo: o jogo de búzios, que é mais utilizado aqui no Brasil.
Eshu, "comunica" através do jogo, para quem e qual oferenda deve ser feita. A pessoa faz a oferenda para "comunicar" ao Orixa, os seus agradecimentos e pedidos. E se estivermos utilizando os materiais e rezas apropriados ao ODU e ao ORIXÁ em questão, o resultado será muito mais eficaz!
Odus são os caminhos do sistema de Ifá. Para que você entenda melhor, vamos supor que: Ifá é o código penal e Odu são as leis e Orunmila a Divindade que rege tudo isto.
"Odu nos possibilita a comunicação"! com esta resumida definição de Odu,

3 comentários:

  1. Adorei o comentario ' Mais querida saber o porque se deve castrar o bode e amarrar os testiculos no ori do yawo ? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. eu não gostei pouca informação importante realmente pode ser útil para quem não conhece nada

    ResponderExcluir
  3. vego q aqi vai ser feito meo desego de ser castrado

    ResponderExcluir