OKOLONFÉ AQUELES QUE VEM AO BLOG VITOR DE UMBARÁ

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

O Duplo Poder de Yansan

O Duplo Poder de Yansan

Para cultuar um Orixá, uma Energia da Natureza, é preciso conhecer as folhas, as cantigas, os orôs, ebós...Saber o significado de cada ato, de cada objeto utilizado no Culto daquele Orixá.
Ha um Mito, até bem conhecido, onde Yansan assume duas formas: uma "humana" e outra "animal". Sendo esta outra forma (animal), um outro Poder de Yansan.
Quando cultuamos um Orixá, tudo é feito com o objetivode agradar aquele Orixá, para que ele goste do que está sendo feito, para que o Orixá chegue e retribua com positividades.
O que é que o Mito tem haver com isso?
É através dos Mitos que podemos conhecer os feitos e as características de um Orixá, ou seja: são através dos Mitos que conhecemos e entendemos importantes fundamentos e aspectos de um Orixá.
O Mito a que me referi, que mostra o Poder que Yansan tem de se transformar e também de promover mudanças, nos revela um objeto de grande fundamento no Culto de Yansan.
Os Chifres de Búfalo não podem ou não devem faltar no Culto de Yansan. Os Chifres de Búfalo representam o Duplo Poder de Yansan.
Oya - Segredos Revelados, além de Orôs e Ebós Específicos da Feitura de cada Qualidade de Yansan em Ketu, você encontra muitos outros fundamentos que lhe darão um melhor visão e uma maior segurança na prática do culto.


Gbadura ty Oya

Vamos ver um Gbadura (reza) de Oya.


TA AWA LE EWA ALAADE
OYA DE WA Ê LAARI Ô
Ô KI DÊ WA Ê LAARI Ô
SUN LÊ OHUN DÊ ORUN
ÊÊPA HEY YÊYÊ GÊÊRÊ
SUN LÊ OHUN DÊ ORUN


Tradução:

A mais bela dentre as mulheres que possuem coroa
Oya quando chega é um grande prestígio
Nós a saudamos sempre, sempre
Como o brilho do fogo, ela chega do céu
Nós a saudamos grande mãe preciosa!
Que como o brilho do fogo, chega do céu

Conheça os segredos da fundamentação de Oya no candomblé ketu: rezas e cantigas traduzidas, mitos, oferendas, folhas, ebós e orôs específicos de cada qualidade, preparação da Iyawo, vestimenta; E MUITO MAIS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário