OKOLONFÉ AQUELES QUE VEM AO BLOG VITOR DE UMBARÁ

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG



quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Oya Onira

Oya Onira.

Yansan pode estar ligada aos 4 elementos da natureza, mas é principalmente o vento, o ar em movimento que promove
transformações.
Dependendo do caminho, apresenta diferenças marcantes na forma de culto, inclusive nos seus toques e danças.
Um fundamento importante de Onira é que ela "come dentro da água". Esse fundamento envolve outros detalhes.
Fazer os fundamentos específicos de cada caminho de Oya é importante para que possamos atrair toda a sua positividade do Orixá. Tanto para a Iyawo, como para o Ilê Axé.
Esses são os primeiros conhecimentos sobre Oya/Yansan (Oya Onira ).

2 comentários:

  1. Boa tarde.. gostaria de uma orientaçao, uma mãe de santo,disse-me para fazer um igbá ori, e veio aqui,comprei o material mas ela mandou tbm comprar um otá para oía..Deitei no meu quarto pertos das oferedas ,que por sinal faltaram doces e frutas.. NAO ME DISSE A REZA,, E NAO ME DISSE QUE QUANDO FOSSE DESPACHAR AS COISAS ,FOSSE JUNTO..FUI SÓ A NOITE,E ANTES FUI A RUA 3 VEZES DEBAIXO DE SOL.Sou de iansa ,me deram onira ,,mas ela só botou 4 acarajes comida para oxalá e piocas fora as coisas dentro do igba ori,que nao posso mencionar aqui..Eu nao fiquei bem, tive pesadelos confusoes, cançaso,,e ainda por cima,meu querinho dos fundos chuveu a cantaros dentro da lampada.! uma tmpestade dentro de um apt,e ela ficou sabendo que passei mal,catando eguns,,e nao fez nada,mandou que eu me limpasse com 2 acarajes,2 ovos 2 velas..
    Entao equizilei..e gostaria de saber se posso tirar o ota de iansa dentro do igba
    Abraços qq coisa mmcmartorelli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Para ser Raspada no santo, primeiro se tira o ifá, para saber qual é o santo seu. Feito isso confirma com o pai de santo dela ou dele somente apos a cvonfirmação que se deita para o santo. E quanto a quizila isso não tenho muito o que te responder pois não sei ao certo o que foi feito em sua cabeça. Mas se desejar retire o otá de Iansã. Para te aliviar.

    ResponderExcluir